Você alguma vez já refletiu sobre como se sente uma pessoa que toda vez que chega em um local, tem todos os olhares voltados para si? Já imaginou como é ter todo mundo observando o tamanho do seu prato e o que tem dentro dele? E o carrinho de compras?
Quantas vezes uma pessoa com Obesidade é foco de comentários enquanto transita pelos corredores do supermercado ao escolher seus alimentos? Pode até ser que todas as escolhas do outro estejam erradas, que realmente você se preocupe em quão desregrada esteja a alimentação de alguém que você nem conhece, mas de verdade?
Talvez você nem saiba, mas pode estar piorando ainda mais a saúde física e mental de alguém. Vou explicar… A Obesidade é uma doença que não se guarda em segredo como tantas outras. Você pode ser discreto sobre um quadro de Hipertensão Arterial, sobre ser diabético, sobre seu diagnóstico de Fibromialgia por exemplo, e dependendo da situação, até sobre um Câncer.
Mas a pessoa com Obesidade nem esta escolha pode fazer. Ela tem que acordar todos os dias e sair de casa levando consigo o seu excesso de peso aparente. Carrega sobre o corpo, além do peso do próprio peso (trocadilho), o peso do olhar do outro. Precisa se expor, mesmo quando preferiria não fazê-lo. E neste momento você pode até me questionar… “Mas então por que não emagrece?”
Porque estamos falando de uma doença muito mais complexa do que parece e emagrecer não é tão simples! Não depende somente de força de vontade, como muitos pensam. A pessoa tem muita vontade. O que não tem é força, já que não depende só dela.
Existe muita coisa por trás de um excesso de peso. Existe o contexto familiar, social, psicológico, cultural e sim… Existem também causas orgânicas. O doente precisa de tratamento e muitas vezes nem ele mesmo se vê como doente, já que a sociedade o faz acreditar que é somente um preguiçoso e desleixado.
Este texto é um convite à uma reflexão que considero muito pertinente… Você de fato acredita que está ajudando alguém com suas críticas destrutivas e comentários não solicitados sobre o peso, aparência e formato do corpo de outra pessoa?
Indivíduos deixam de ir à academia cuidar da saúde, pessoas deixam de buscar ajuda médica e perdem até a vontade de viver, motivadas pela crueldade de quem se esconde atrás da frase… “Falo pelo seu bem!” Não. Não está fazendo o bem. Informe-se sobre a doença Obesidade e suas formas de tratamento.
Seus comentários levam as pessoas com Obesidade a terem crises de compulsão alimentar, aumentam os quadros de ansiedade e podem piorar muito os quadros de depressão daqueles que estão neste estágio. Se você é assim tão generoso, saiba então que não julgando ajudará mais. Combinado? 😉